Howl [2010] - dir. Rob Epstein e Jeffrey Friedman

15:44



O livro "Uivo e outros poemas" do poeta beat Allen Ginsberg foi publicado nos final dos anos 50 e gerou polêmicas pelas palavras usadas pelo poeta. Tanto o editor do livro, quanto Ginsberg sofreram um processo para censurá-lo, mas foi liberado pela censura e rendeu milhões de cópias, vendidas até hoje.
O filme "Howl", estrelado pelo ator James Franco no papel do poeta beat, é uma mistura de poesia visual, ótimas atuações, uma edição brilhante e com muita animação.
o filme não tem segredo: gira em torno de uma entrevista que Ginsberg concede a alguém sobre sua vida, sua poesia, seus amores e o porque começou a escrever, o processo que tentou tirar o livro das estantes e cenas do poeta declamando fervorosamente seu poema para amigos, além do poema ser seguido de animações tão "desconcertantes" quanto suas palavras. Não precisa de mais nada, apenas deliciar-se com as imagens e as palavras.

"Eu vi os expoentes de minha geração destruídos pela loucura,
morrendo de fome, histéricos, nus,
asrrastando-se pelas ruas do bairro negro em busca
de uma dose violenta de qualquer coisa..."

Infelizmente é um filme para poucos, para quem gosta de poesia e para quem se interessa pela geração beat, grupo de poetas que deixou os EUA fervorosa com suas palavras "obscenas" e rasgadas.

You Might Also Like

1 pensamentos